website stats
Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
HONDA CIVIC 1.6 VTi...provavelmente o Civic mais bem sucedido de sempre!

Em 1992, depois do lançamento da versão de três portas, a Honda anunciou a opção de 4 portas, desta feita, apenas com duas motorizações disponíveis. Ambas com a mesma cilindrada mas com dois níveis de potência diferentes: 125cv e 160cv. Talvez dos pequenos familiares mais fiáveis e rotativos dos anos noventa...Hoje em dia, embora difícil apanhá-los em bom estado, ainda há muita procura destas viaturas!

O modelo de potência mais baixa (125cv) recorria ao conhecido sistema VTEC, possuindo uma árvore de cames simples à cabeça, pelo que, esta intervinha apenas no controlo de abertura das válvulas de admissão. No motor de 160cv, por seu turno, o sistema VTEC actuava também nas válvulas de escape. Neste motor, todas as quatro válvulas por cilindro ficavam permanentemente em funcionamento e o seu controlo de abertura variava com o regime do motor, de forma a atingir uma melhor combinação do binário a baixa velocidade e a potência a alta velocidade. Este carro marcou fortemente uma época por apresentar uns 'mágico' 100cv/litro, algo inédito na época, ainda para mais num motor aspirado!

Todos estes atributos reflectiam-se positivamente nas prestações gerais do carro que se revelaram, na época, excelentes. Em valores médios, as acelerações variavam entre os 9,0 segundos dos 0/100 km/h e os 30,9 segundos para os 1000 metros, com 16,6 segundos para os 400 metros. As recuperações também eram boas, mercê dum conjunto de relações muito curtas e dum engrenamento muito rápido. Dos 40 aos 120 km/h eram necessários, apenas, 29,9 segundos em quinta velocidade (estes valores são relativos à versão menos potente de 125cv).

A proposta da Honda, aquando do lançamento desta berlina desportiva, era verdadeiramente tentadora, até porque a linha do carro podia gerar um daqueles amores à primeira vista. A sua forma fluída e arredondada traduzia bem a evolução dos nipónicos no campo do design. A fluidez de formas estendia-se aos interiores onde o rigor dos acabamentos, conjuntamente com a qualidade dos materiais, eram a palavra-chave. Esta versão 'sedan' era espaçosa, embora, atrás, apenas coubessem dois passageiros devido à individualização dos bancos e ao apoio de braço central. devido à maior distância entre eixos, o espaço para as pernas era grande e a habitabilidade dianteira maior.

Características gerais (CIVIC 1.6 VTi 160cv):

- Motor: 1595cc, 4 cilindros em linha, 2 veios de excêntricos à cabeça, sistema electrónico de abertura de válvulas VTEC, 160cv às 7600 rpm, 150NM às 7000 rpm

- Transmissão: tracção dianteira, caixa manual de cinco velocidades

- Peso: 1105 kg

- Aceleração 0/100 km/h: 7,9 segundos

- Velocidade máxima: 215 km/h

- Consumos 90/120/urbano: 6,1/7,6/9,2

- Preço novo (1992): 21,500 euros (4300 contos)

 

loading...