website stats
Precisa de ajuda?
Faça aqui a sua pesquisa
Sete dos melhores 5 cilindros da história automóvel...

Infelizmente, o 'downsizing' das motorizações está cada vez mais na moda. Os tempos dos 6 cilindros em linha, V8 e alguns 5 cilindros que vou aqui falar estão cada vez mais raros, tendo sido substituídos por 3 e 4 cilindros turbo comprimidos.

Mercedes W123 300d, talvez dos modelos de Stuttgart com mais sucesso na história. Este motor é simplesmente fantástico, não é à prova de bala, é à prova de míssil!! Para muitos um dos melhores Mercedes de sempre e um dos melhores motores Diesel de sempre, um cinco cilindros em linha 3,0 litros.

Um carro muito marcante foi o Audi Quattro dos anos 80'. A intenção da marca na época, foi disponibilizar no mercado o mesmo bloco 5 cilindros que fazia as delícias do rali nos anos 80'. Belo carro, bem construído e interessante para ter na garagem! Um dos blocos mais interessantes deste Audi foi o 2.2 litros, cinco cilindros em linha, 10 válvulas e 220 cavalos, capaz de alcançar uns interessantes 230 km/h.

O VOLVO 850 T5-R, foi uma série limitada a 2000 unidades entre sedan e station wagon. Com um fabuloso bloco 2,3 litros turbo, 241 cavalos, 5 cilindros em linha e 20 válvulas, permitiam que um VOLVO, na época, tivesse performances equivalentes a alguns Porsche, ou seja, 250 km/h de velocidade máxima e 6,7 segundos dos 0/100 km/h!

A Audi RS2 é outro automóvel mítico com cinco cilindros. Talvez o ' créme de la créme', dos ditos cinco cilindros. Com o mesmo bloco do antigo Audi Quattro, o 2.2 litros turbo, cinco cilindros em linha, 315 cavalos com uma ajuda de engenharia 'PORSCHE'. Resultou nuns impressionantes 262 km/h de velocidade máxima (conhecida como sendo a carrinha mais veloz do mundo) e apenas 5,1 segundos no arranque dos 0/100 km/h!

Outra obra de engenharia de cinco cilindros foi o bloco 2,5 litros a gasóleo do grupo Land Rover estreado no Discovery (model year 1999). Este bloco teve uma longa carreira de sucesso tanto em fiabilidade como agradabilidade de utilização terminando no modelo, 'Defender'. Talvez dos melhores motores a Diesel que a Land Rover alguma vez utilizou.

O Ford Focus RS, não é um carro subtil mas, no entanto, é fantástico e raro. Com um excelente bloco VOLVO 2,5 litros, cinco cilindros em linha, um turbo monstruoso permitindo debitar 305 cavalos faz dele excecionalmente 'endiabrado'. Com uma velocidade máxima de 263 km/h e apenas 5,9 segundos para chegar aos 100 km/h.

'Last but not least', temos o fabuloso Audi RS3, capaz de recriar o som dos carros de rali dos anos oitenta! Espécie ainda disponível no mercado mas em vias de extinção. Com um fantástico cinco cilindros em linha, um bloco 2,5 litros turbo, 20 válvulas e uns espantosos 340 cavalos. Este 'cocktail' mecânico permite 267 km/h de velocidade máxima e uma aceleração ao nível de super desportivo, 4,5 segundos dos 0/100 km/h!

loading...